*Todas as fotos deste post são móveis feitos pela Lellis Marcenaria
Gofrato? É isso mesmo?
Simmm!!!! O nome é diferente e muitos nunca nem ouviram falar, mas não se preocupe se você também não conhece, depois desse artigo você vai virar um expert em (Microtextura) GOFRATO.
Aqui você vai encontrar curiosidades e aplicações desse desconhecido pela maioria mas muito útil e eficiente material.
Então vamos nessa.
1- Afinal, o que é Gofrato(microtextura)?
Gofrato microtextura nada mais é do que um acabamento em pintura, assim como a Lacca,é aplicado sobre o MDF. Porém apesar dos dois serem processo de laqueamento, suas semelhanças quase acabam por aqui. O gofrato é uma pintura mais densa de cor bem solida com uma textura bem distinta, parecida com fórmica.Inclusive, é comum ouvir profissionais o chamarem o gofrato microtextura de fórmica liquida.
2- Gofrato é igual a Lacca?
Alguns até confundem e acham que a Lacca fosca e o Gofrato, na verdade, são o mesmo tipo de acabamento, maaasss NÃO necessariamente são.
A lacca fosca, apesar do nome, ainda contém 5% de brilho e sua textura é bem lisa. Já o Gofrato é totalmente FOSCO, sem nenhum brilho 😉
Assim como a Lacca, o Gofrato também pode ter a cor personalizada, de acordo com o seu gosto! Qualquer cor é possível ser reproduzida nesse acabamento, que se limita ao fosco. Gofrato não possui opção para brilho.
3- É resistente? Durável?
De todas pinturas disponíveis, este tipo de acabamento é o mais resistente. Sua solidez possibilita essa maior durabilidade, além de ser mais resistente a arranhões e manchas!
E para você que já pensa logo na LIMPEZA, a dica é sempre usar um pano limpo e úmido, assim o móvel se mantém sempre novinho. Ele não amarela com o tempo e resiste muito mais até mesmo aos produtos mais nocivos.
Inclusive por causa dessa característica, é comum usar gofrato em cozinhas e banheiros. Nessa cozinha, foi usada nas frentes de portas e gavetas.
4- Gofrato é mais caro que a lacca?
Não! Pelo menos em acabamento fosco e na marcenaria o preço do orçamento não varia muito por causa do seu processo produtivo ser bem parecido com a da lacca fosca. Mas formação de preço em móveis personalizados varia de empresa para empresa. Cabe ao profissional design responsável e ao cliente decidir os locais em que será usado as vantagens de cada material para atingir o melhor custo-beneficio!
5- Onde posso usar?
Se tratando de ambientes internos (que já falamos no artigo do MDF e MDP), fica a seu critério. Por causa da sua resistência e facilidade de limpeza é muito usado em cozinhas, banheiros, portas, mesas, marcos, alisares. Não há restrição. Mas o GRANDE SEGREDO é: Aposte em locais onde há mais uso ou impacto, como mesas e armários de cozinha… você pode encostar várias vezes que ainda assim estará livre daquelas manchas chatas de dedinhos gordurosos.;)
Quer saber mais?
Ainda virão muitas dicas legais sobre vários temas.. acompanhe nosso blog semanalmente.
Escreva um comentário