GUIA DA LÂMINA DE MADEIRA NATURAL – Da origem até sua casa

Que a beleza de uma madeira natural é incontestável todo mundo sabe. Mas quais são os diferenciais deste material tão elegante?
Ele é durável? Qual sua origem? Por que é tão procurado?
 
Saiba agora, tudo sobre um dos acabamentos mais nobres da marcenaria personalizada.

 
1- O que são e de onde vem?
 
Imagine que antes, para se fazer um móvel com as características belíssimas de uma madeira natural, com seu cheiro e linhas, precisávamos usar toras de madeiras ou compensados revestidos com lâminas grossas de madeira.
Com a chegada do MDF, a forma como o acabamento de madeira natural era utilizada se tornou muito mais sustentável.
A lâmina de madeira natural é feita com um fino corte na madeira, a partir de 0,8 mm, que é usado para revestir um móvel em MDF para garantir a mesma beleza e textura de um móvel maciço.
De uma forma muito mais versátil e leve com muito menos matéria-prima.
2- Onde é usado?
 
É usado em móveis no geral, desde que seja utilizado em áreas internas do apê, ou seja, nada de expor seu móvel laminado ao sol, chuva e etc. Desta forma pode ser usado no que desejar: guarda roupa, aparadores, armários no geral, homes e muito mais.
Aparador laminado feito pela Lellis Marcenaria
 
3- Posso escolher a cor?
 
Os Laminados possuem várias cores naturais, e por isso são divididos de acordo com a cor que possuem. Você também pode mudar o tom com um tingimento ou até mesmo pintá-lo.São três principais formas de se trabalhar a lâmina:
– Lâmina Natural, que é tirada do tronco da árvore e não tem tingimento;
– Natural Tingida, que tem a cor modificada por meio do tingimento industrial;
– Pintada, que apresenta manchas que formam cordões, como o cedro, a cerejeira, mogno, marfim e etc.
 
Lâminas Naturais
Lâminas Naturais Tingidas
 
 
Lâminas Pintadas
 
Home office em lamina de madeira natural – carvalho frisê com tingimento negro
 
4- Além de belo, o laminado é um produto de qualidade? Vale a pena investir?
 
Com certeza, vale. O móvel com revestimento em laminado confere a peça um valor superior, uma vez que a aparência é de madeira maciça nobre e única!
Afinal, assim como nenhuma árvore é igual a outra, nenhum laminado natural é igual a outro. Você terá para sempre um móvel exclusivo, com linhas, texturas e tons únicos.
A qualidade é garantida pelo bom trabalho no setor de lustração, onde se é trabalhado o acabamento do móvel. Vale ressaltar que é importantíssimo você optar por uma empresa de confiança, perto de você e com um bom pós-venda para não ter problema com o acabamento.
Se tratando de laminado em madeira,um dos principais problemas produtivos que você vai encontrar em uma empresa que não é especialista em acabamentos finos, é deixar a lâmina opaca, sem profundidade, ou seja, perdendo todo o potencial de tons e texturas da madeira que o seu móvel pode alcançar.
Móvel feito pela Lellis Marcenaria
 
5- Quais os principais tipos de texturas?
 
Como são extraídos dos troncos das árvores, os laminados são divididos em tipos de cortes. Os principais são:
 
– Linheiro – Quando o tronco é dividido em 4 partes e são faqueadas dessa maneira (foto) formam um desenho em linhas, chamado de linheiro, como na foto abaixo, com linhas naturais paralelas.
 
– Catedral – Quando a madeira é cortada no meio e faqueada assim, seu ângulo na lamina muda, dessa forma temos um corte em vários níveis formando assim a chamada“Catedral”.
 
– Pré-composta (industrial) – Outra possibilidade é a utilização das lâminas pré compostas. Este procedimento é feito a partir da colagem de várias lâminas de madeiras reflorestadas. As colagens formam blocos nas dimensões e podem ser tingidas para alcançar as cores desejadas.
Esses blocos são faqueados, dando assim, origem as lâminas pré-compostas que podem ter simulados os desenhos de linheiro e catedral.
A vantagem é que, ao contrário das lâminas retiradas de forma natural, as lâminas pré-compostas possuem a mesma forma e linhas. Ou seja, conseguem manter o padrão em trabalhos de larga escala.
Elas são muito usadas para trabalhos grandes, pois a lâmina cortada de forma natural tem o limite de uma árvore. Lembra que cada árvore fornece uma textura única não reproduzível? Então, caso queira usar lâmina em um trabalho muito grande, garantindo o tom e padrões da madeira,  a pré-composta é a escolha certa.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *