7 verdades que ninguém nunca te contou sobre o MDP

Tenho certeza que você já ouviu muita coisa sobre MDP. Sejam boas ou ruins, ele é alvo constante, desde as propagandas de lojas que gritam 100% MDF até os pequenos marceneiros. Basta você perguntar por aí que percebe a quantidade de mitos disseminados sobre o material, deixando muitos clientes inseguros.

Mas afinal, o MDP é o mesmo que aglomerado? Ele é durável? Descasca com o tempo? Posso usá-lo com tranquilidade em minha casa?
Vamos tirar TODAS suas dúvidas sobre esse polêmico material!
1) O que é o MDP?
Quando o assunto é móvel, o MDP é muito mais parecido com o MDF do que se pensa.Tem boa estabilidade e tem grande capacidade de absorção de tinta. É um material de uso interno, não sendo apropriado para ambientes fora da casa.
Hoje o MDP é o painel mais consumido no mundo.
2) Onde podemos usar o MDP?
Em móveis no geral, desde que o formato do produto seja em linhas retas. É muito usado em portas, armários, camas, prateleiras, divisórias, painéis, tampos e gaveteiros.
Se tratando de móveis, não há nada que o MDP não seja indicado. Respeitando suas limitações de estrutura.

Gavetas de MDP
3) É o mesmo que aglomerado?
NÃO! O MDP faz parte de uma nova geração de materiais que possuem características de estrutura MUITO superiores do que os antigos aglomerados. Da mesma forma que o MDF quando surgiu, o MDP ainda sofre preconceitos.
4) É mais barato?
Depende, para a produção de móveis sob medida ele chega a ser mais caro. Porém, para compras em altíssima quantidade, seu custo diminui bastante. Até por que exige menos matéria-prima para sua confecção.
Esse é o principal motivo pelo qual se vê muito mais em lojas de planejados do que marcenarias sob medida.
5) Por que escolher?
Como diferenciais o MDP oferece resistência maior do que outros materiais à retirada de parafusos,além disso, sua estrutura menos densa permite ser utilizada em portas grandes, tampos de bancada mais grossos, e é incrivelmente mais resistente a empenamento.
6) Posso usar na minha cozinha, banheiro?  E na varanda?
Com certeza, assim como as outras chapas, o MDP pode ser usado com tranquilidade em ambientes úmidos, desde que totalmente vedado com bordas. E você não terá nenhum problema, a menos que haja um vazamento. Nenhum material é totalmente imune a ação direta da água.
Já na varanda, se for aberta, a resposta é NÃO, mas se for fechada, pode ficar à vontade!
7) É imune a cupim ou mofo?
Não há qualquer trabalho de imunização da chapa durante a fabricação dela. O fato da chapa ser superaquecida na fabricação garante que ela chegue a sua casa sem os insetos. Mas não garante imunidade.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *